domingo, 12 de janeiro de 2014

Andando por Ubud

Eu sei que já babei por Ubud em vários posts, ok, não precisam me falar, mas em nenhum deles revelei o que tem por trás dessa partezinha mágica de Bali como irei fazer neste post.

Ubud é desses lugares que você sempre sonhou viver no momento, em que as coisas estão mais estressantes na sua vida. Muitas árvores, som de pássaros e de cascatas por todos os lados. Como a água representa a purificação para os balineses, as fontes estão presentes desde nos templos às decorações de jardins, restaurantes e quintais.


Toda decoração em Ubud é de tamanho preciosismo que parece ser de brinquedo. As oferendas, das quais já havia falado no post sobre os templos balineses, estão por todos os lados. São flores, flores e mais flores, o que compõe um cenário imenso de "paz e amor". Sem falar do perfume dessas misturado ao dos inúmeros incensos que aqueles lugares de  Ubud exalam.


Entrada de uma típica residência balinesa - casas sempre abertas e com seus templos

Rua da Floresta dos Macacos


A rua da floresta dos macacos concentra uma diversidade imensa de restaurantes, "hostels", "spas"e de lojinhas de roupas e de "souvenir".  Através dela podemos atingir o palácio de Ubud. Percorri a rua diversas vezes, é uma delícia! Deve ser um saco dirigir ali, pois a rua está infestada de motocicletas.

A massagem balinesa

Se teve uma coisa que tive que repetir em Bali foi a massagem balinesa. A massagem abrange o corpo inteiro, mas a parte da cabeça foi especial! Aquelas musiquinhas balinesas, o cheiro do insenso e a flor boiando na vasilhinha de água (composição abaixo da cama que espreitamos, quando estamos de bruços) contribuem, para que o clima fique mais relaxante. 

A massagem é oferecida ao longo de toda a rua da floresta dos macacos, chegou uma hora que eu já estava de saco cheio de ouvir as indonésias com o sotaque mole, falando "massage". Eu recomendo fazer lá, em vez de fazer no hotel, uma verdadeira bagatela, paguei o equivalente a R$12 pela massagem de 1h. O nosso hotel cobrava mais do que o dobro na massagem.

Palácio de Ubud

Também chamdo de Puri Saren, o palácio pertence à família do antigo rei de Ubud. foi construído no início do século XIX e a arquitetura está muito bem preservada.


Os balineses e o capricho da preservação

Essas adolescentes faziam um trabalho escolar no palácio de Ubud.

Até as esculturas e as árvores não escapam de vestir Sarong.

Terompong - Instrumento musical muito tocado nas perfomances religiosas balinesas 
No caminho entre o palácio de Ubud e a floresta dos macacos ficamos com muita fome e resolvemos parar para almoçar. O restaurante e a comida valeram tão a pena que resolvi deixar aqui registrado. O restaurante Tropical, que não é um dos mais baratos da vizinhança, é um ótimo lugar para apreciar a comida balinesa e tantas outras orientais. Comi um prato tailandês chamado Tom Kha Gai (super cacófato rs) que era basicamente frango ao leite de coco, molho de pimenta, cogumelos, folha de coentro e de limão. Delicioso!

Tom Kha Gai

O Guilherme comeu o Nasi Goreng, o prato indonésio mais famoso que consiste em arroz cozido frito com ovo, frango e vegetais desfiados e um espeto de frango.

Nasi Goreng

Goa Gajah ou Caverna do Elefante

Não sei se gegograficamente podemos falar que o "Goa Gajah" fica em Ubud, mas fica pertinho, pertinho. Tomamos um taxi do palácio de Ubud e em 20 minutos chegamos lá. É um templo localizado dentro de uma pequena caverna escavada. A natureza que circunda o templo é um espetáculo a parte.

Todos devem colocar sarong - essas espécie de canga - para entrar nos templos balineses.

Oferendas dentro da "elephant cave"


Café Lotus e a perfomance de dança balinesa

Nós queríamos jantar num lugar especial e também queríamos assistir um espetáculo de dança balinesa. Encontramos o Cafe Lotus que fica na rua do Palácio de Ubud que nos proporcionou esse combo e uma das noites mais maravilhosa da nossa viagem.

Durante o dia ficamos encantados com o templo ao fundo do restaurante,o Puri Sarawati, sem dúvida um dos templos mais chamosos de Ubud. Entre o templo e o restaurante havia um pequeno lago cheio de flor de lótus, daí o nome do restaurante.

Puri Sarawati
Com a iluminação noturna vimos que a performance iria tomar um rumo muito lúdico por ter o templo como seu pano de fundo. Dito e feito!





Para sentar nas cadeirinhas e assistir ao espetáculo paga-se 80 000 rúpias. Para jantar no restaurante no momento da apresentação não se paga extras, mas também não se avança para as cadeirinhas que ficam de frente para o espetáculo!

O espetáculo foi dividido em oito partes:

1- Procissão
2-Legong Trance Dance que representa duas mulheres, entrando em transe.
3-Kebyar Duduk - Uma dança, em que a representação é toda feita por uma dançarina de cócoras.
4-Baris dance - A primeira dança ensinada a um garoto. Descreve emoções antes da guerra. Essa é marcante, na minha opinião!
5- Fisherman Dance - Movimento que refletem o dia a dia de um pescador.
6-Cenik Wayah Instrumental - A talentosa orquestra ganha a vez do espetáculo.
7-Nyamar Dance - Dança teatral. Chandra Kirana é uma jovem que é forçada a se separar de seu amor e chega a cerimônia de casamento dele disfarçada de homem para impedir que a impostora - por sua vez disfarçada de Kirana- se case com ele.
8-Barong Dance - O Barong é uma dança muito fofa que eu tive o prazer de asssistir também em Jimbaran. O Barong representa um tigre (pra mim aquilo parece um boi) como o rei da floresta. Na performance religiosa, o Barong sai do templo para visitar os templos da vizinhança numa grande procissão, isso que eu chamo de babado confusão e gritaria! rs

A principal característica da dança balinesa, na minha opinião. é a expressividade dos olhos que sempre acompanham o ritmo da música. 

E para completar a comida do café Lotus estava uma loucura de boa e a sobremesa, uma torta de chocolate, nem se fala!


Kebun Bistrô

Lugarzinho todo especial que serve comida mediterrânea, deliciosa por sinal. A decoração é um charme. O Kebun  é daqueles lugares que você quer copiar na decoração da sua casa. Entra só no site para sentir a atmosfera, clicando aqui.



Ubud é ou não é um lugar para recordar?!

Leia também os outros posts, em que conto mais um pouquinho da deliciosa Bali e das coisas que fiz ao redor de Ubud. Clique Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário