sexta-feira, 7 de junho de 2013

Coisas para fazer em Istambul - Parte I


Separei dois posts para falar de Istambul, o primeiro apresenta um roteiro menos divulgado em diferentes mídias, mas que considero interessantíssimo; o segundo possui os pontos turísticos clássicos de Istambul. Começarei falando da região do Beyoglu, onde está localizada a parte mais moderna de Istambul. Não leve isso ao pé da letra, pois esse “moderno” mescla construções do século XIX com outras mais contemporâneas. Meu primeiro dia em Istambul foi extremamente delicioso, sem compromisso com nada, descobrindo Istambul e o que existe nela de antigo e de moderno. Começamos caminhando da Taksim até a região de kabatas, a qual fica às margens do Bósforo. Com uma mapa na mão fomos andando a partir de ruelas, caminhos não tradicionais, queríamos sentir uma outra Istambul, a dos locais.



Frutas frescas podem ser encontradas encontradas em todos cantos


 Kabatas, o passeio pelo Bósforo

Kabatas apresenta estação de metrô, de Tram e de funicular. Eles ligam muitos cantos da cidade Kabatas apresenta também uma movimentada estação de barcos, de onde saem periodicamente cruzeiros no Bósforo. Não fiz o cruzeiro, pois preferi usar meu tempo explorando a cidade a pé, mas acho que é um ângulo interessante e numa próxima visita a Istambul pretendo fazê-lo.
 
 

Dica - Do Sultanahmet para Taksim square
Do sultanhmet para a Taksim basta pegar o Tram (T1) para a estação Kabatas e aí fazer a transferência para o funicular (F1) ou ir a pé, curtindo as paisagens de Istambul como eu fiz. Outras pontos turísticos podem ser facilmente encontrados ao se usar o Tram. Eu, por exemplo, fui de Kabatas à torre de Galata (Karakoy Station).
 

 
Palácio Dolmabahce
Logo em Kabatas é possível avistar o sultanesco Dolmabahce. Ele foi construído entre 1843 a 1856, quando passou ser a sede do império Otomano até 1922, substituindo o Topkapi Pallace. A construção custou o equivalente a 35 toneladas de ouro, então dá para imaginar o nível de riqueza e suntuosidade que esse palácio apresenta. Como ele não abre às segundas amarguei a vontade de entrar e conhecer seu interior, tendo que me satisfazer com os detalhes de sua decoração externa e com sua vista esplendorosa para o Bósforo.

 
O pulinho não podia faltar
 
 No lado externo do palácio existe um café, o que torna possível a entrada em seu pátio. Aliás, esse café é uma ótima pedida para uma manhã ou um fim de tarde.

 

Torre de Gálata (Galata Kulesi)
A torre de Galata foi construída em 1348 como proteção da cidade Genovesa de Gálata. Ela mede quase 67m, divididos em 9 andares. Além essa altura a torre foi construída numa região bem superior ao nível do mar, 35 m, fazendo com que a Torre de Gálata seja um dos principais pontos para se ter uma vista inesquecível de Istambul.
 



 Eu tentando descolar uma vistinha da torre

Eu não tive muita paciência para enfrentar a enorme fila para subir a torre, mas garanto que sentar ao pé dela observando o movimento de pessoas e a arquitetura muito fofa das redondezas pode ser uma atividade encantadora.





Foi lá que vi pela primeira vez uma espécie de dentes de ferro inclinado que partem do chão, permitindo a circulação de veículos pela rua em um só sentido. Quando se passa no sentido correto, os dentes descem ao movimento do veículo, mas do contrário...os pneus sofrem as consequências. O único problema são os turistas que não estão acostumados com a engenhoca que acabam tropeçando nela e confesso que é engraçado assistir a cena.
 
 

İstiklal Avenue

Localizada no Beyoglu,é uma das ruas mais famosas de Istambul. Em seus 1,4 km apresenta uma infinidade de lojas de roupas, eletrônicos, sapatos, livraria, artesanato, entre outras. Quem caminha pela Istiklal percebe que essa rua vai além de comércio, pois nela a gente se sente caminhando pela história, é indescritível essa sensação e pode ser comparado andar pelas ruas do centro histórico do Rio. Na época da Constantinopla, Istiklal era chamada de Paris do Oriente devido a sua efervescência cultural que vai desde aos diferentes estilos arquitetônicos à intensa movimentação estrangeira. Andei nessa rua do início ao fim, ela liga a praça Taksim ao Karakoy, onde se localiza a torre de Gálata.

 Lojinhas de Souvenir, em que não é necessária tanta pechincha quanto no Grand Bazaar, preços mais justos
 
 O memorável funicular que faz a multidão deixar de ocupar a Istiklal durante o momento que passa
 
Já escurecendo e eu cansadíssima, comecei a circular pelo Beyoglu desde 7h da manhã, na verdade começei correndo pelo Beyoglu atrás do Havas bus, pois havia esquecido minha mochila com nada mais nada menos que a câmera que eu havia acabado de comprar no dutty Free, bem Karen mesmo. Valeu a pena recuperei tudo!
 
 Istiklal avenue
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário