quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Floresta dos Macacos - Wenara Wana - Bali, Indonésia

Os macacos sempre me levaram um tempo extra toda vez que eu visitava um zoológico. Fiquei super animada com a ideia de ir à Floresta dos macacos em Ubud, uma vez que eu poderia interagir com esses bichinhos sem ter jaulas que minimizassem o nosso contato




Já chegando na floresta, ao pegar o dinheiro na minha bolsa para o pagamento da entrada, fui surpreendida com o salto de um macaco em meu colo. O meliante minimamente pensou que eu possuia algo de seu interesse. Como fiquei assustada e dei um grito, ele pulou fora. Não foi por muito tempo! Logo depois ele saltou novamente e dessa vez demorei mais para conseguir me desvencilhar do bichinho (rsrs).

Esse é o espírito da Wenara Wana turistas e macacos por todos os lados:




Tem macaco bebê e macaco coroa, macaco magro e macaco gordo, macaco com moicano Neymar e macaco barbudo Los Hermanos. Eu fiquei tentada a tirar foto de tudo e de todos. Cada macaquice era um click. Parece que eles se sentiram mais tentados ainda a me sacanear...



As nossas fotos eram tensas, tínhamos que posar, fotografar sempre atentos com os safadinhos ao redor.

Os macacos adolescentes são os mais arteiros. Os bebês, embora sejam curiosos ficam indo atrás da mãe o tempo todo. Foi um desses adolescentes que cismou com a minha cara proporcionalmente aos números de clicks que dei nele. Ele estava lá, todo distraído com suas migalhas de banana que certamente algum turista deu e eu só fotografando. Ele terminou sua refeição e começou a me encarar. 



Ele fez como quem estivesse partindo e eu logo me distraí com outra dessas criaturas inteligentes e safadas. Em alguns segundo lá estava o malandro escalando minha costa, subindo na minha cabeça e agarrando o meu braço.


Quando pensei que ele havia desistido de furtar minha bolsa e minha máquina para só obter carinho, aprendi que não podemos confiar nesses pilantrinhas rsrs. Eu fiquei igual a uma idiota fazendo carinho nele, enquanto ele alvejava o próximo ataque.


Para minha sorte percebi que seus olhinhos brilharam olhando para o meu brinco de Tanzanita, esse foi presente do meu marido do aniversário deste ano. Fui mais rapida e na hora que ele ia agarrar minha orelha o segurei e o empurrei para o chão. Foi um momento fulgaz, mas lembro dele mostrando os dentes pra mim com raiva por ter seu plano frustrado. Rsrs



Há pessoas vendendo bananas, para que os macacos se aproximem e os turistas possam fotografar, mas para que banana quando você é um alvo natural? Rsrs

Vi macaco se aproveitando do colo de um turista para roubar canetas no bolso dele.


Vi macaco coçando cabeça de turista com careca gostosa. Rsrs


Vi macaco  abrindo garrafa para tomar suco de laranja.


Vi macaco roubando uma penca inteira de bananas de uma vovó oriental que as distribuía entre os seus netinhos. Essa eu não aguentei e gargalhei bem alto junto com a senhora.


Vi até macaco querendo furtar uma moto ao lado de fora da floresta com direito a tentativa de tirar o capacete que estava preso a mesma.


Floresta urbana= Macaco urbano

Vi macaco catando piolho do outro e comendo.


Vi macaco amando.


São animais impressionantes e de extrema inteligência que eu poderia ficar enumerando as cenas aqui horas a fio.  Visitei a Wenara Wana por duas vezes.

Sem contar os macacos, a floresta possui um templo ( também lotados de macacos).




O templo fica fechado somente para oração. Foi bem díficil sacar uma foto de lá, já que havia um guardião muito espero.





Existe também um crematório. Existem sepulturas próximas ao crematório, um indonésio nos contou que os corpos ficam enterrados até que chegue um dia "bom" para a cremação. Não sei como é feita a escolha, mas havia corpos enterrados no mês de Outubro ainda ali.




As pessoas que não possuem grana para a cremação ficam sepultadas em cemitérios públicos até um dia que ocorre a cremação pública. O Guilherme que é a pessoa mais irônica que eu conheço assimilou logo aos casamentos comunitários que rolam no Brasil.



Já deu para perceber que nesse nosso tour pelo sudeste asiático os macacos se fizeram bem presentes, neh?!  Nos próximos posts falarei sobre a cidade de Ubud e sobre os templos ao seu redor.

Um comentário: