quinta-feira, 14 de junho de 2012

Quebrando o paradigma, Cape Town

A palavra África pode soar animais grandes e selvagens, florestas, miséria, enfim características que tornariam o lugar inóspito, agressivo. Mas a primeira parte da África que eu conheci é mista, multifacetada e um lugar muito agradável de se estar e até viver. Não serei leviana de generalizar, pois estou falando de uma cidade de um país dos países que compõem o continente africano. Estou falando de Cape town, localizado na África do Sul.
Já no aeoporto fiquei estarrecida com o grande movimento de turistas vindos de diversos países do mundo. A viagem partindo do Brasil pode ser muito cansativa, pois é necessário ir até São Paulo para fazer a conexão para Johanesburgo, que parte às 18h pela South African Airways. É bom que o viajante com o destino para o continente Africano não se esqueça do cartão de vacina internacional com a vacina da Febre Amarela em dia,sem ele não se sai do check in. Voltando ao aeroporto de Johanesburgo...a fila da imigração foi grande, porém rápida, não me fizeram nenhuma pergunta, só me deram um caloroso bem vinda, logo depois tive que pegar minha mala para passar na Alfândega (ela não vai direto para Cape),”cãezinhos” de diversas raças já faziam seu trabalho de investigar as malas. Quando pensei que era só sair de forma fácil pela passagem do “nada a declarar” fui surpreendida por um policial que me parou e revirou minhas coisas todas, fiquei muito constrangida. Ainda bem que ele não desfez o lindo laço da caixa de bombons que eu levava para o meu namorado, Guilherme. Se comparado com o Aeroporto Galeão e de Guarulhos, o africano se supera nos quesitos limpeza, organização, informação, quantidade de lojas, e restaurantes e beleza. Há atendentes uniformizados dispostos a ajudar por todo canto, estejam parados ao longo dos corredores ou em guichês.
Ao longo da viagem o que mais me incomodou foi o “demorado apagar de luzes no avião”, apesar da South African Airways ser uma boa companhia. Eles servem a refeição, o líquido bem antes da refeição, vendem dutty free e depois enrolam muito pra permitir que as pessoas relaxem e gozem de horas de sono.

Já no Aeroporto de Cape Town a mesma organização que retratei anteriormente. A rede de ônibus My Citi, nascida com a Copa do mundo, permite que se chegue ao centro da cidade em menos de 30 minutos. Acredito que só valha a pena pegar um táxi, quando se esteja com muitas malas ou em mais de duas pessoas. Para trafegar pelos ônibus do sistema My Citi é só adquirir o cartão por R23 ( o que hoje equivale aproximadamente R$6 e pode ser devolvido ao se entregar o cartão e o recibo da compra no balcão da empresa) e carregar o valor  que se desejar. Vale a pena para andar por alguns pontos turísticos da cidade como o estádio, a table mountain e o Waterfront. O preço das passagens giram em torno de R10,60 (Rota principal – Table view e Civic centre) e R57 (aeroporto-civic centre, nesse crianças pagam quase a metade). O intervalo máximo dos ônibus é de 20 minutos (aeroporto e rota principal no final de semana ou das 19h às 21h30min). Os ônibus param de funcionar às 22h e em algumas estações antes, é bom sempre ter em mãos o folder do My Citi pra não perder o último ônibus.
Abaixo as fotos de alguns lugares famosos na cidade, pelos quais não se pode deixar de passar seja a pé ou de auto bus (R150), o que é uma boa pedida para quem fica pouco tempo na cidade.


LONG STREET

Rua famosíssima pela quantidade de lojas, restaurantes e história. Ela é marcada por belas construções e pela vista extensa da Table Mountain.


Mama Africa- espaço com música e danças africanas

Uma das incríveis visões da Table Mountain

WATERFRONT

Como diz o nome o waterfront é um espaço a beira mar que oferece infinitas possibilidades de comidas, compras, turismo e até mesmo um ótimo passeio a pé. É de lá que parte o ferry para Robben Island, lá tem a famosa clock tower, uma roda gigante com a vista para a cidade e para a Cable Mountain, e um áquario, que apesar de não ter ido, sei que é impressionante.



 A Mr. Cobbs é uma loja/ barberaria rústica. Um llgar histórico e lindo. É interno ao shopping do WaterFront
 Mr. Cobbs novamente

SAINT GEORGE MALL

Rua com vasto comércio e feira  de comida.

Apesar da grande quantidade de comércio, a rua não é nenhuma Madureira, pois não enche muito...vai entender!!


Vou detalhar mais esses e alguns outros pontos numa próxima oportunidade. Aguardem as próximas postagens com a Robben Island e com a rota do vinho (Constantia Wine Route). Também estarei postando sobre a Coreia do Sul.

Beijos!!

Um comentário:

  1. Nossa Karen!

    A postagem ficou muito boa! Bastante informação e também história. Dá para o viajante ter uma boa noção do que esperar do lugar e quanto irá gastar.
    Adorei o comentário sobre a st george mall! hilário!

    bjos, Gui

    ResponderExcluir