segunda-feira, 27 de maio de 2013

Coisas para fazer no Cairo


Mercado khan el khalili

Não sei se tem algo a ver, mas daria um chute que o nome do complexo de lojas, localizado no centro histórico do Rio de Janeiro, Saara, está relacionado ao mercado egípcio Khan el khalili. Basta avançar um pouco pelas ruas movimentadas deste para notar a similaridade. São lojas para turistas e para os locais, vendendo desde objetos decoração, souvenirs baratos a calcinhas e meias. As cores das lojinhas tornam o lugar mais alegre. Como os turcos, os egípcios adoram uma negociação de preços. Compramos uma luminária para a nossa casa, que saiu pela metade do preço, aproveitando a mesma negociação o Guilherme embutiu 2 porta velas por um precinho simbólico. Após a discussão agitada do "se não baixar o preço, não levo" e de tanto vai e vem nos valores dos produtos, o comerciante pôs os produtos na sacola, aceitou nossa barganha e findada a encenação cumprimentou o Guilherme calorosamente o chamando de egípcio. Dessa forma pude ver que os egípcios, não só possuem a arte da venda, mas que são grandíssimos atores. Além de tudo se esforçam para aprender outras línguas, principalmente agora em tempos de crise. O mercado fica localizado próximo a Citadela de Saladino.





Lojas de Papiro

Existem diversas lojas de papiro espalhadas pelo Cairo, ouvi dizer que nem todas trabalham com o papiro de verdade. Nas ruas também, sempre tem um a oferecer papiros por uma bagatela.

Fomos levados pela nossa guia à uma loja tradicional de papiros em Gizé, lá aprendemos o processo de fabricação dos papiros. Primeiramente a planta, cujo o nome é o mesmo, papiro, é descascada e cortada em talos, o caule dessa planta é muito parecido com o da cana de açúcar. Depois esses talos são batidos com martelos, passados numa espécie de rolinho compressor e postos de molho em água por três dias, ficando bem mais finos e mais flexíveis. O próximo passo é fazer a estrutura do papiro, ordenando uma tira na vertical e outra na horizontal, sucessivamente até formar uma folha inteira do tamanho desejado. Nesse formato o papiro é posto numa prensa por três dias. Feito esse último procedimento, o papiro está forte, pode-se amassá-lo, dobrá-lo e colocá-lo na água que nada acontece, ele está também pronto para ganhar as pinturas, que os tornam preciosos de bonitos. Em geral essas pinturas são cenas que representam deuses, o faraó Tutankamon e sua esposa, o calendário egípcio e por aí vai. Nessa loja tinha preços de 250 liras turcas até valores bem altos, tudo dependendo do tamanho do quadro e do pintor, alguns mais renomados tem técnicas que tornam a mesma pintura infinitamente superior e isso é notável. Juntando a técnica milenar com as pinturas representativas da cultura egípcia, acho que o papiro é o melhor objeto de decoração/souvenir que se possa levar do Egito.

Bairro Copto

Como visitar o Egito e não conhecer lugares históricos e bíblicos? 

Eu que não sou religiosa, tive uma grandíssima curiosidade de ver com meus próprios olhos esses que ouvi falar desde criança, como por exemplo as ruínas dos muros da babilônia. A Babilônia foi uma das maiores cidades da antiguidade, devido a sua localização entre o vale do Nilo e o Mar Vermelho serviu intensamente às trocas comerciais. O império babilônico existiu até quase cerca de 600 anos antes de Cristo, quando caiu devido a invasão Persa.  Os reis babilônios levaram muitos judeus para aquela região depois da destruição de Jerusalém em 587a.c. O primeiro forte da babilônia foi construído pelos Persas; depois quando Egito caiu sob o domínio romano, o forte teve sua localização modificada para a atual região, devido a problemas de abastecimento de água, em 300 d.c.
Ruínas do Muro da Babilônia

O bairro Copto está cheio de histórias com bastante cheiro de naftalina e mirra. É nele que está localizado a sinagoga Ben Ezra, cujo jardim era o lugar em que Moisés brincava. Logo perto dali fica o Nilo, onde ele foi achado numa cestinha pela filha do rei do Egito.  As ruas estreitas são fascinantes de se caminhar.



A igreja mais bonita do bairro copto é a igreja Suspensa (ou igreja ortodoxa da virgem Maria), além de bela, é uma das mais antigas do Egito, construída acerca de 300 anos d.c. Tem esse nome, devido sua construção, sobre o forte da babilônia.



 Relevos de marfim e ébano. 






O local mais famoso do bairro Copto é a igreja de São Sérgio e São Baco (Abu Sarga), cuja cripta é acreditada ter sido o esconderijo para a sagrada família durante três meses, quando tiveram que fugir para o Egito para proteger Jesus ainda bebê. 

Entrada da cripta da igreja Abu Sarga

Nenhum comentário:

Postar um comentário