quinta-feira, 30 de maio de 2013

Voando na Capadocia


De uma maneira geral, o preço dos vôos de balão em Göreme não varia muito entre as diferentes empresas. Acredito que a maioria das pessoas que visitam aquela região quer conhecer a exótica formação geológica pelo ângulo de cima. Os preços são dados em euro, mas pode-se pagar com Lira turca e com cartão também. Pagando a vista, negociam-se descontinhos.  Voamos pela Air Kapadoccia, ficamos satisfeitos com tudo, desde a recepção à aterrisagem, que eu contarei em breve. Checamos se a empresa possuia seguro e certificação ISO. O governo turco regula essa atividade, então as empresas precisam fazer seguro dos passageiros e o piloto precisa estar licenciado pelo CAA turco.

A aventura começou tendo que acordar às 4h da madruga. A companhia bateu na porta do nosso quarto para nos levar para a sua sede às 4h30min. Chegando lá, encontramos com muitos turistas que também estavam a espera do voo. Ali pudemos tomar um breve café da manhã com direito a bolo e suco, também preenchemos uma ficha. Posteriormente fomos levados até o local do voo, fazia bastante frio àquela hora, já que o sol ainda não havia dado as caras.

É de uma tremenda ansiedade ver aquela paisagem cheinha de balões sendo inflados.  O cesto é bastante alto, para subir nele eu parecia uma pata choca e para sair, pior ainda, vergonha total, tive que ser puxada pelo colo, empaquei feito mula. Voamos num balão para 16 passageiros,  eram 4 divisórias com 4 pessoas e a do meio para o piloto. Ficamos na esquina do cesto, achei perfeito. Não gostaria deter ido ao lado do piloto, a chama no alto da cabeça deve incomodar muito.

O resultado das fotos ficou ótimo:
 


 


 



O voo é bastante leve, nós deslizamos junto com o vento, em momento nenhum o sentimos, inclusive o frio passou. Lá em cima seria uma calmaria de fazer dormir, se não fosse o barulho que sai da câmara de gás. Quando eu já estava em casa, ouvia aquele barulho vindo do céu, eram os últimos balões voando pelas chapéus de fada da Capadócia.

Recebi uma ligação no skype após 5 minutos de ter chegado do voo de balão.  Era a minha mãe para dizer que 3 brasileiros morreram após o balão deles ter sofrido um acidente há dois dias do nosso voo . Como estávamos no Cairo, felizmente ela não conseguiu nos contactar antes de termos realizado o nosso sonho. Eu fico imaginando saber dessa notícia dias, horas, minutos antes do voo...

A região da Capadócia é a mais famosa em todo mundo para voos de balão e como disse antes a atividade é regulada pelo governo da Turquia. São quase duas centenas de balões subindo diariamente a levar pessoas para ver o nascer do sol .  Se acidentes como esse fossem frequentes, acho que já teria ocorrido algum tipo de ação por parte da autoridade de aviação civil turca. 
 
 
 
 
Nosso piloto se comunicou com os outros balões através de rádio. Chegamos a desviar de um balão que estava acima do nosso, tudo isso porque a comunicação foi eficiente. O pouso foi magnífico, sobre a caminhonete que iria levar o balão de volta para o seu estacionamento. Custou-me acreditar que iriamos nos encaixar perfeitamente ali, mas deu tudo certo. Ao descer brindamos o nosso batizado com champagne.




 

 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário